Lançamento - Amaro, Norico e Lêco - André Teixeira
29/06/2024 23:54 em Lançamentos 2024

Em seu mais recente lançamento, desta vez o EP intitulado “Mundo de gente”, André Teixeira apresenta cinco composições que vão desde músicas recentemente premiadas em importantes festivais até músicas ainda inéditas, o que reforça a produção constante e relevante do artista no cenário nativista.

“Mundo de gente”, composição em parceria com o poeta Rafael Miranda Machado, não por acaso dá nome ao álbum, mas, além disso, determina um conceito seguido por André Teixeira ao longo da carreira e, de forma especial, no presente lançamento. Afinal, cantar a gente da campanha foi sempre o balizador do trabalho do cantor e compositor gabrielense.

É por isso que ao longo das cinco faixas de “Mundo de gente”, onde também constam parcerias com Rogério Villagran, Osmar Proença e Francisco Brasil, André Teixeira percorre o mundo desta gente, canta sobre seus sonhos, ilusões, saudades e alegrias. Com seu entendimento e respeito sobre tudo que cerca a matéria prima de seu trabalho – que é o universo rural – o artista nos leva até os rincões que está cantando. Parece mesmo que por ali vai cruzando, ao trotezito, carregando sua guitarra...Aqui apeia e pede para o Amaro pouso em uma estancia; de manhã aperta a cincha de um caborteiro na hora da encilha, charlando com o Orico.

Num domingo está comentando com o Adão e o Ivo sobre parelheiros numa cancha de carreira, bem no momento em que avista a Norata chegando; noutra feita vai recorrendo campo, cortando banhados, varzedos, costeando grotas, atravessando coxilhas, batendo estribo com o Domingos Sanchez, capataz, o “Seu Fulano”.
Quando chega ao seu destino, que é a finalização e lançamento deste EP, André Teixeira traz em seu canto toda a gauchada presente nestas cinco composições. Talvez por isso este trabalho tenha tanta verdade, tanto caráter crioulo e o sotaque puro desta gente da campanha.

Texto: Francisco Brasil

COMENTÁRIOS