Após chuva, famílias atingidas por enchentes e deslizamentos retornam para as casas em SC
10/06/2017 21:21 em Noticias SC

Depois de duas semanas com alertas para enchentes, deslizamentos e estragos, as famílias atingidas pela chuva em Santa Catarina já começam a retornar para as casas. Ainda há, no entanto, 913 pessoas desabrigadas em três municípios do Estado. 

Neste sábado, 10, em Rio do Sul e Rio do Oeste, a manhã foi de movimentação intensa nas cidades. Com o retorno da população desabrigada para as residências, a Defesa Civil espera fechar os abrigos no início desta semana — exceto o de Rio do Oeste, que está sendo encerrado neste sábado. Lages (5 abrigos com 221 pessoas), Lontras (1 abrigo com 24 pessoas) e Rio do Sul (12 abrigos com 668 pessoas) são as cidades que ainda têm as estruturas funcionando. 

No levantamento feito pelo governo catarinense, ao menos 31.809 catarinenses foram atingidos pela frente fria em Santa Catarina. Ao todo, 99 municípios foram afetados, com 9,1 mil residências impactadas. Durante as chuvas, foram 21.631 desalojados em casas de parentes e amigos e 2.338 em abrigos públicos.

Na educação, as escolas começam a retomar os trabalhos. Aos poucos, alunos voltam às aulas nas cidades pelo Estado. Desde que começou a chover, mais de 89 mil alunos chegaram a ficar sem aulas em 186 escolas. A Secretaria de Educação de Santa Catarina pede que os pais façam contato com as escolas para se informar sobre o andamento das aulas. As unidades que tiveram as atividades suspensas devem fazer a reposição, em novo calendário a ser definido. 

Nesta segunda-feira, o governador Raimundo Colombo deve recebe o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em Lages, para tratar de apoio aos municípios catarinenses atingidos pelas chuvas dos últimos dias. O ministro e comitiva sobrevoarão as áreas atendidas. Na sequência, será dada atenção aos Planos de Trabalho de Reabilitação e Reconstrução. 

Fonte: Diário Catarinense.

COMENTÁRIOS